abre a gaveta, vai

Aquele celular no fundo da gaveta pode apoiar estudantes nas atividades remotas.
Participe deste projeto doando celulares, tablets e computadores usados.

Quero doar

Dúvidas frequentes

Perguntas frequentes - Doadores

1. O que posso doar?

Você pode doar smartphones, tablets ou notebooks em boas condições de uso e formatado, sem dados de nenhuma natureza. É muito importante que todos os dados sejam deletados, que o equipamento seja resetado e não contenha nenhuma senha.

2. Como saber se meu aparelho está em bom estado?

Preparamos uma lista com as principais características de cada dispositivo, assim vai ficar mais fácil para você avaliar o aparelho que deseja doar.

Notebooks:

Deve vir acompanhado do carregador
Tempo de uso: até 7 anos de idade
Funcionamento geral: deve ligar normalmente, todas as teclas do teclado devem estar funcionando, bateria com capacidade mínima para manter o notebook ligado com auxílio do carregador
Tela: pode apresentar pequenas manchas, mas não pode estar quebrada
Áudio e vídeo: Webcam deve estar funcionando, assim como a saída de áudio/microfone (ou fones de ouvido) para garantir que o usuário possa se comunicar adequadamente.
Redes e conectividade: conexão wi-fi funcionando e pelo menos 1 porta USB funcionando
Configuraçoes mínimas: HD com capacidade mínima de 256GB e memória RAM mínima de 4GB.

Celulares / Tablets:

Deve vir acompanhado do carregador
Tempo de uso: até 7 anos de idade
Funcionamento: deve ligar normalmente, estar restaurado às configurações de fábrica e sem senhas ou quaisquer tipos de bloqueio. A bateria deve apresentar capacidade mínima para manter o celular ligado com auxílio do carregador
Tela: pode apresentar pequenas manchas, mas não pode estar quebrada
Áudio e vídeo: pelo menos a câmera frontal deve estar funcionando, assim como a saída de áudio/microfone (ou fones de ouvido) para garantir que o usuário possa se comunicar adequadamente
Redes e conectividade: conexão wi-fi e 3G funcionando
Não é preciso enviar com acessórios - capinha, película protetora, fones de ouvido.

3. Como devo enviar o aparelho doado?

Antes de enviar seu aparelho, seja celular, tablet ou notebook, não se esqueça de formatá-lo e eliminar todos os arquivos, contas e informações.
Isso vai proteger as sua informações e permitirá que os alunos possam facilmente iniciar a utilização do aparelho.
Para notebooks, faça o back-up dos seus arquivos e depois formate a máquina, retirando todas senhas.
Para celulares e tablets, você precisa restaurar o aparelho às configuraçoes de fábrica e retirar os acessórios. Confira o passo a passo de Preparação do aparelho

4. Como faço para enviar as doações?

Para moradores da cidade de São Paulo (Capital), um colaborador da Trocafone irá até o endereço indicado no cadastro para retirar a sua doação dentro do prazo de cinco dias úteis . Se você é morador de outras cidades, você só precisa ir até uma agência dos correios e enviar sua doação para o endereço apontado no seu cadastro.

5. Quem vai receber a doação?

A doação será feita para estudantes da Rede Estadual do Estado de São Paulo respeitando um critério desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo, baseado no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) que mede as condições de vida dos municípios com a identificação das áreas que abrigam os segmentos populacionais mais vulneráveis à pobreza. Além do IPVS o critério considera as famílias beneficiadas pelo Programa Merenda em Casa, que possuem filhos devidamente matriculados nas escolas estaduais.

6. O que é feito com os aparelhos que não estão em condições de uso?

Os aparelhos doados que não estão em boa condição de uso serão terão duas destinações:

  • caso as peças possam ser utilizadas doaremos para instituições sem fins lucrativos que possam utilizar em seu trabalho fim
  • caso esteja sem nenhuma condição de aproveitamento, o aparelho será reciclado, respeitando o meio ambiente.

7. Consigo acompanhar quem recebeu minha doação?

Individualmente não será possível acompanhar o estudante que recebeu cada doação, mas iremos comunicar os resultados da campanha.

8. Posso doar mesmo morando fora do Estado de São Paulo?

Sim, basta entrar no site da campanha, se cadastrar e seguir os passos indicados. O envio deverá ser feito via Correios.

Perguntas frequentes - Beneficiados

Eventuais perguntas que podem ser feitas pelos beneficiados (receptores das doações) do projeto:


1. Qual é o critério para receber a doação do aparelho?

O critério foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação do estado de São Paulo, com base no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) que mede as condições de vida dos municípios com a identificação das áreas que abrigam os segmentos populacionais mais vulneráveis à pobreza. Os equipamentos serão doados para famílias beneficiadas pelo Programa Merenda em Casa, que possuem filhos devidamente matriculados nas escolas estaduais mais vulneráveis (IPVS6).

São cerca de 637 escolas e mais de 137 mil famílias que estão dentro desse critério. Porém, vale destacar que o critério de escolha interno na escola, de qual estudante irá receber a doação, será definido posteriormente, a depender do número de doações.

2. Qual é o critério para definir quem recebe um Notebook, quem recebe um Tablet e quem recebe um Smartphone?

A definição de qual dispositivo será doado é aleatória. Como o projeto depende da doação da sociedade civil não é possível prever a quantidade que será recebida por categoria.

3. Eu estudo na/Eu tenho um(a) filho(a) na Rede Pública Estadual de São Paulo, como faço para receber a doação do aparelho?

Primeiro é importante verificar se a sua escola ou a escola do seu filho está dentro dos critérios citados no item 1 desta seção e se a sua família é beneficiada pelo Programa Merenda em Casa. Lembrando que, dependemos do número de aparelhos doados para saber se conseguiremos atender todas as escolas e famílias que estão dentro dos critérios.

4. Eu tenho mais de um filho na Rede Pública Estadual de São Paulo, posso receber mais de um aparelho como doação?

Como o projeto depende da doação da sociedade civil e, não é possível prever a quantidade de aparelhos que será recebida, por enquanto, vamos doar apenas um aparelho por família até que todas as famílias que precisam da doação, tenham sido atendidas.

5. Como eu sei se o meu filho(a) foi selecionado para receber a doação do aparelho?

A Associação de Pais e Mestres (APM) da escola vai entrar em contato com todos os estudantes beneficiados.

6. Recebi um aparelho doado e veio com defeito, como faço para consertar/trocar?

Nós fizemos os nossos melhores esforços para entregar aparelhos nas melhores condições para todos os beneficiados, e todos os aparelhos que entregamos passaram por uma rigorosa triagem feita por uma empresa de tecnologia especializada. Porém, infelizmente, não podemos nos responsabilizar por eventuais defeitos nos equipamentos doados.

7. A minha escola/A escola do meu filho está dentro dos critérios para receber as doações. Como sei se ela receberá a doação de aparelhos?

Como o projeto depende da doação da sociedade civil não é possível prever a quantidade de aparelhos que será recebida e, infelizmente, não é possível prever se todas as escolas serão beneficiadas. Caso a sua escola ou a escola do seu filho seja escolhida, a Associação de Pais e Mestres (APM) entrará em contato com a sua família.

8. A minha escola/A escola do meu filho está dentro dos critérios para receber as doações. Por que outras escolas foram selecionadas antes da dele?

Sugestão: Infelizmente, dependemos do número de aparelhos doados para saber se conseguiremos atender todas as escolas e famílias que estão dentro dos critérios e, contamos com o direcionamento da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para apontar as famílias que mais precisam da doação e que terão prioridade no recebimento. Estamos fazendo o nosso melhor para que o maior número de escolas sejam atendidas.

9. A minha escola/A escola do meu filho foi selecionada para receber as doações. Como faço para acompanhar as datas de entrega dos aparelhos?

Sugestão: Todos os aparelhos doados para a sua escola serão entregues juntos por uma empresa de logística contratada. Estaremos em contato com a Associação de Pais e Mestres (APM) para atualizar a data e horário da entrega. Após o recebimento, a própria APM irá organizar a entrega para as famílias. Sugerimos que acompanhe junto à APM da sua escola.

10. Eu sou professor(a) da Rede Pública Estadual de São Paulo. Posso receber a doação de um aparelho também?

Agradecemos e apreciamos muito o trabalho dos professores e professoras da rede pública, mas a campanha Abra a gaveta, doe é direcionada somente aos estudantes. Nossa missão aqui é equipar os estudantes e, como consequência, oferecer mais ferramentas de ensino para o professor.